Auditorias
Voltada para a emissão de pareceres independentes sobre as demonstrações contábeis, em atendimento às empresas sob influência da CVM, legislações específicas (Lei Federal 11.638/07 e outras) e/ou exigências impostas pelo Estatuto Social, por relações comerciais e contratuais, pelas Agências Reguladoras (ANS – Agência Nacional de Saúde, ANATEL e outras) e outros organismos, como BNDES, CEF, grandes Bancos, entre outros;
Entidades do primeiro e terceiro setores não visam lucros, mas necessitam de transparência para garantir a imunidade/isenção tributária, estabilidade financeira e credibilidade para continuar a receber recursos necessários para dar continuidade aos projetos e objetivos, como também, cumprir o papel que lhe é reservado perante a sociedade. Desta forma, a auditoria atua como ferramenta necessária para a transparência desses segmentos, avaliando controles, sugerindo ações e ajustes necessários do sistema e procedimentos da instituição, auxiliando assim na gestão e entendimento do universo no qual estão inseridas.
Resultados voltados exclusivamente para o gerenciamento interno da sua empresa, auxiliando os sócios, diretores e demais executivos, visando diagnosticar situações globais ou setoriais. É também conhecida como Auditoria Interna, e visa antecipar e prevenir soluções para recebimento da Auditoria Externa e evitar ressalvas desta.
Compõe-se:
-
Auditoria Contábil;
-
Auditoria Fiscal;
-
Auditoria Trabalhista e Previdenciária;
-
Auditoria Societária;
-
Auditoria Patrimonial;
-
Auditoria Financeira;
-
Auditoria de Custo e Rentabilidade;
-
Auditoria de Gestão;
-
Outras Auditorias Especiais.
Consultorias
Orientações e assessoramentos permanentes ou específicos para o gerenciamento das áreas contábil e fiscal e para elaboração de balancetes mensais, balanço anual e demais demonstrações contábeis, que usualmente são base para tributação, relatórios econômico-financeiros e análises externas.
Elaboração e implementação de planejamento societário, abrangendo sucessão familiar, associações joint ventures, fusões, cisões, incorporações, dissoluções societárias, bem como treinamentos e assessoramentos a Conselhos de Administração e/ou Fiscal, Conselho de Família e/ou de Sócios, em reuniões e/ou assembleias de sócios. Assessoria na formação e associação de empresas, diversificações, consórcios, Sociedades em Conta de Participação/Propósitos Específicos (SCP/SPE), joint-ventures e outros.
Objetiva desenvolver estratégias que possibilitem, através de mecanismos legais e oportunos, a proteção adequada do patrimônio da empresa e dos seus sócios e administradores.
-
Análise de rotinas de departamento de pessoal (Folha de Pagamento, GFIP/SEFIP, TRCT, Férias, Controle de Ponto, RAIS, CAGED, Registro de Empregados, Convenções Coletivas, GPS, SESMT, CIPA, Encargos Sociais, etc.);
-
Atuação preventiva na área de Recursos Humanos diagnosticando passivos ocultos e estratégias deficientes;
-
Análise e acompanhamento de Programas de Medicina e Segurança do Trabalho (PCMSO, PPRA, PCMAT, PPP), RAT, licenças médicas, licença maternidade, etc.;
-
Recrutamento e Seleção de empregados-chaves (Análise de currículos e entrevistas a candidatos a vagas de emprego);
-
Elaboração, implementação, revisão e acompanhamento de Plano de Cargos e Salários;
-
Gestão de Benefícios (Vale Transporte, Programa de Amparo ao Trabalhador – PAT, etc.);
-
Representação das empresas nas relações empregado/empregador perante Sindicatos, Delegacias Regionais do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Órgão Públicos.
-
Elaboração, reforma e análise de contratos.
Consiste em um processo investigatório da real situação de uma empresa, sendo um instrumento indispensável na ocasião de cisões, fusões, aquisições, incorporações e associações, proporciona maior segurança, fornecendo um retrato da empresa foco, abrangendo:
-
Diagnóstico, coleta e análise completa de todas as informações da empresa-alvo, com todos os dados traduzidos de forma objetiva para a tomada de decisão.
-
Apuração de contenciosos jurídicos e extrajudiciais que possam existir, incluindo análise de viabilidade e mitigação nos casos de cisões, fusões, aquisições, incorporações e associações
-
Apoio e intermediação entre as partes, buscando o máximo de eficiência e satisfação para consecução do negócio.
-
Custos e Rentabilidades;
Através de metodologias consagradas, apura e sugere valoração da marca da empresa ou de um produto; da própria empresa como um todo ou apenas de seu ativo imobilizado, como terrenos, imóveis, máquinas e equipamentos, instalações industriais, e correlatos.
Diagnóstico global ou setorial dos processos da empresa, com ênfase nos fluxos e dados históricos, para desenvolvimento de planejamento estratégico, tendo como resultados principais a melhoria dos controles e da rentabilidade, a adequação do foco e a consolidação de informações gerenciais para a tomada de decisões.
-
Planejamento Tributário
Procura, juntamente com o cliente, a adoção de estratégias fiscais legais e lícitas, com o objetivo de reduzir ou postergar a carga tributária.
Identificar possíveis créditos tributários que poderão ser utilizados para amortização de dívidas ou redução de pagamentos futuros, exclusivamente na esfera administrativa (Receita Federal e Estadual), sem demanda judicial, objetiva, através da análise das operações contábeis e fiscais da empresa.
Análise de viabilidade de expansão ou implantação de novos empreendimentos, de mudança de foco, de pesquisa de mercado, de retorno do investimento e ainda estruturação e treinamento da equipe e instrumentos gerenciais de gestão e controle.
A ACE executa diversos tipos de auditorias e consultorias especializadas, com vasta experiência em entidades públicas, abrangendo o Executivo, Legislativo, Autarquias e Sociedades de Economia Mista. Destacando-se:
Auditorias a Municípios
Com finalidades preventivas e/ou corretivas, ou para apuração e diagnóstico de gestão, atual ou anterior, avaliam as regularidades da legislação pública municipal. Contempla processos licitatórios, prestações de contas, controles internos, contabilidade pública, Lei de Responsabilidade Fiscal e Comitê de Controle Interno.
Consultorias Especializadas
Prestação de Contas e Controles Internos (SIACE/PCA e SIACE/LRF do TCE – SIOPS – SISOBRA/PREF – SIDE – SISTN/ CEF – Convênios)
Lei de Responsabilidade Fiscal
Elaboração e Implantação do:
» PPA – Plano Pluri Anual
» LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias
» LOA – Lei de Orçamento Anual
» Comitê de Controle Interno
Concursos Públicos
Contabilidade Pública.